Matemática

Quando criei este espaço, tinha relido o Eduquês, de Nuno Crato, ev um outro livro, de um senhor de apelido Madaleno – andarão algures, longe das minhas estantes, pelo que não consigo precisar, de momento, nem o nome, nem o título. Se a leitura de Nuno Crato me tinha deixado frustado, não sei explicar o que pensei ao ler o outro. Nem perco tempo, contudo, a falar do que sinto ao ver, nos mais diversos blogues, quase sempre em comentários, acerca destes assuntos. Não vale a pena.

Enfim, este espaço era precisamente para falar de Matemática e de, espante-se, eduquês.

O tempo foi passando – e os livros não aparecem! – e a coisa foi ficando para as calendas gregas. Quando saiu o reajustamento do programa do Primeiro Ciclo, Nuno Crato voltou à carga, desta vez em página dupla no Expresso. Tentei guardar as páginas, mas seguiram o percurso habitual e farão parte, eventualmente, de uma qualquer embalagem de ovos.

Eis que, esta semana, na Única, do Expresso, na sua coluna “Passeio Aleatório”, Nuno Crato apresenta um trunfo – pelo menos, parece assim – na sua cruzada contra o construtivismo . Um relatório americano, que se encontra disponível em http://www.ed.gov/MathPanel. Tratei de o descarregar, mas ainda não o li.

Percebo que parte das ideias de Nuno Crato são colocadas, neste pequeno artigo ao nível da Ciência: pode alguém (das Ciências da Educção) afirmar algo que, de acordo com este relatório, não está provado? Até aí, trata-se de levar para a Educação a questão que há tempos opôs António Manuel Baptista a Boaventura Sousa Santos. Gosto da ideia.

Mas os textos anteriores de Nuno Crato (e algumas das suas frases no texto desta semana) tratam também mais concretamente daquilo que é a minha actividade diária. E isso incomoda-me.

E é sobre isso que tentarei escrever, nos próximos dias. Depois de ler, também, aquele relatório.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: